Se você trabalha nas atividades rurais, mas pretende se aposentar em breve, é importante conhecer as novas regras da aposentadoria rural INSS 2022! De acordo com as novidades, dá para saber a idade que o benefício é concedido sem deixar de lado a informação sobre quem pode pedir a aposentadoria rural INSS 2022!

Aposentadoria Rural INSS

É direito do trabalhador rural de carteira assinada conquistar a sua aposentadoria rural INSS 2022! Mas para conquistar o benefício, é necessário contribuir com a Previdência Social.

Existem diferentes modalidades para fazer a contribuição. De acordo com a modalidade, a aposentadoria será concedida um tempo maior ou menor.

A aposentadoria foi criada para fornecer as pessoas que já trabalharam por anos, uma qualidade de vida e estabilidade financeira. Por isso, é muito importante contribuir.

Quem tem direito a aposentadoria rural INSS?

Uma aposentadoria rural INSS não é menos significativa que outras formas de aposentadoria. Na verdade, tem algumas distinções devido à atividade prestada pelo contribuinte.

Tem direito ao benefício:

  • Segurado empregado;
  • Trabalhador avulso;
  • Segurado especial.

Confira as novas regras INSS 2022 para não ficar por fora do que está acontecendo! Porque só irá se aposentar:

  • Quem está dentro da classificação de empregado rural, ou até mesmo de segurado especial. Todos assegurados, diante da legislação previdenciária. As atividades prestadas desse quesito, são as seguintes: Pescador, Lavrador e até mesmo Artesanal;
  • A idade mínima para se aposentar é de: 60 anos para o sexo masculino, 55 anos para o sexo feminino;
  • O mínimo de tempo de trabalho, deverá corresponder á 15 anos. Mas em regime familiar, ou até mesmo individual.

Deu para entender como funciona?! O importante é contribuir e na idade estabelecida por lei, solicitar o recebimento do benefício. Afinal, é seu direito!

Tempo de contribuição da aposentadoria rural

Você sabia que tem pessoas que se aposentam por tempo de contribuição?! Sim, afinal são anos pagando aquela taxa ao INSS mensalmente. Com a aposentadoria rural INSS 2022 não é diferente!

Veja como funciona, a contagem do tempo de contribuição:

  • Se você é um trabalhador rural, ou está na condição de segurado especial, poderá se aposentar pelo tempo de contribuição. A conta feita, calcula o número de anos de contribuição, deve equivaler ao tempo mínimo por lei. Além disso, é levado em consideração a idade mínima;
  • A contagem, poderá iniciar a partir dos 12 anos.

Você sabia?

A aposentadoria concedida pela contagem do tempo é chamada de “Híbrida“. Ela acontece quando o contribuinte completa o período de carência (20 anos). Então acontece uma soma do tempo de 20 anos com o tempo de contribuição rural.

Como comprovar a aposentadoria INSS rural?

Não pense que para obter aposentadoria rural INSS 2022, basta solicitar. Na verdade, tudo é analisado. Após o pedido, é necessário comprovar todas os seus dados.

Para comprovar sua atividade rural, será necessário fornecer as seguintes informações:

  • Dados da certidão de nascimento/Casamento/Óbito;
  • Registro original do imóvel, localizado na zona rural;
  • Documentos do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar;
  • Documento de comprovação do cadastro no INCRA;
  • Declaração original do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
  • Levar de três á seis pessoas, para ser suas testemunhas. Essas pessoas são requisitadas, para que haja a comprovação da atividade rural.

Fonte: https://tabelainss2022.inf.br/aposentadoria-rural-inss-2022/