A Lei 13.846/2019 trouxe uma série de mudanças para vários benefícios, incluindo a pensão por morte. E conhecer o que mudou é importante para qualquer contribuinte.
Afinal de contas, elas estão diretamente ligadas a concessão de vários benefícios, e de direitos dos trabalhadores.
Continue lendo esse post e confira quais foram as principais mudanças que ocorreram na pensão por morte com essa nova legislação.
Pensão por morte: O que mudou com a Lei 13.846/2019
Basicamente, a Lei 13.846/2019 gerou mudanças em alguns benefícios. E a pensão por morte foi uma delas. Veja abaixo quais foram essas mudanças:
· Prova
Uma das primeiras mudanças em relação a pensão de morte é que agora a prova apenas testemunhal não é mais válida.
Agora, a companheira (o) terá que apresentar um documento contemporâneo ao fato, que possa comprovar a união estável com o trabalhador que faleceu, ou, que comprove a dependência econômica.
· Colocação de prazo para solicitação
Outra mudança muito importante em relação a esse benefício, é que agora foi estabelecido um prazo para requerimento da pensão por morte para recebimento desde o óbito. Até então, os dependentes menores ou incapazes não tinham um tempo limite para isso.
A partir de agora, o prazo para solicitação, quando se tratar de dependentes menores de 16 anos de idade, é de 180 dias. Para os demais dependentes, esse prazo é de 90 dias.
Passado esse período, a concessão conta da data do requerimento e não do óbito.
· Dependente com reconhecimento de paternidade posterior
Antes da mudança, o dependente que só teve a paternidade reconhecida após o óbito do trabalhador, deveria entrar com uma ação judicial para inclusão no recebimento dos valores. Contudo, ele só receberia os valores a partir da data que a paternidade fosse reconhecida.
Ou seja, todos os pagamentos antes do período não seriam recebidos.
Agora, quando o dependente entra com a ação, uma parte do valor é retido durante o processo. Se a paternidade ficar comprovada, esse valor é liberado para o novo dependente.
Se for provado que ele não tem direito, o valor é corrigido e distribuído para os dependentes que já tem direito.
· Pensão por porte para quem recebia pensão alimentícia
Até então, a única regra em relação a pensão por morte para quem recebi pensão alimentícia é que ela devia ser proporcional. Contudo, com a nova lei esse aspecto também muda.
Agora, o dependente também só receberá a pensão por morte, pelo tempo que receberia a pensão alimentícia. Ou seja, até completar a maioridade legal.
Se você tem alguma dúvida sobre a pensão por morte ou qualquer outro direito garantido pela Previdência Social, o ideal é que procure auxílio de um advogado previdenciário. Assim você receberá todas as orientações necessárias para a solicitação.
Para mais informações, agende uma conversa com os advogados especialistas da D’Aguiar Advogados Associados.
Fale com os Doutores pelo Whatsapp: (51) 99330-8766.
Notícias
Acompanhe aqui notícias e novidades sobre a D’Aguiar e o universo jurídico
Escola pagará diferença a professor com salário inferior ao de colega
Sem justificativas para a desigualdade e a redução salariais, a 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, nesta terça-feira (27/9), condenou uma escola a pagar diferenças salariais a um professor de Matemática. O acórdão ainda estipulou diferenças de...
Seleções de engenheiros em Imbituba e Jaguaruna devem respeitar piso da categoria
A Justiça Federal concedeu, esta semana, liminares ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Santa Catarina liminares determinando a prefeituras que retifiquem editais de processos de seleção de engenheiros, para adequação ao piso salarial da categoria....
Justiça condena INSS a pagar indenização após cancelar benefício de segurado que ainda estava vivo
A Justiça Federal condenou o INSS a pagar indenização por dano moral a um segurado em decorrência de erro administrativo. A sentença é do juiz federal Márcio Augusto Nascimento, que atua na Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Arapongas. O magistrado concluiu que...
Agende uma conversa
Agende um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você!
Contato
Unidade Alvorada
Saiba Mais